Teatro de fantoches leva cidadania e ecologia a crianças de Valinhos

propaganda do Google Artigo Top

Com o objetivo de diversificar as ações de educação e cultura, um projeto criado pela ONG Grupo Primavera, de Campinas, leva informações sobre cidadania e ecologia para crianças de quatro a seis anos de idade através do teatro de fantoches.


O projeto, implantado em cidades da região de Campinas, pela Prefeitura Municipal, e patrocinado por empresas locais que se beneficiam da Lei Rouanet, prevê a formação de agentes culturais por meio de kits com fantoches, cenário, manual e estórias.


Na continuidade do projeto iniciado no município no ano passado, novos docentes de creches e educação infantil serão capacitados pela educadora da ONG e especialista em manuseio de fantoches, Cristina Lazaretti, no workshop que acontecerá nesta sexta-feira, 17 de abril, na FAV (Faculdades Integradas de Valinhos).


Um kit com 18 personagens – como sol, lua, estrela, animais, insetos, árvores, um casal de idosos e um deficiente visual – auxilia o professor a desenvolver atividades de maneira lúdica com as crianças na sala de aula.


O projeto foi implantado pela primeira vez há três anos em Campinas, junto à Secretaria Municipal de Educação e 75 escolas municipais e estaduais da cidade. No ano passado, o projeto foi estendido para Sumaré e Valinhos e, neste ano, para Hortolândia. De acordo com a coordenadoria do projeto, formado por Izaura Yamamoto e Cristina Lazaretti, “o projeto será desenvolvido nas salas de aulas como um recurso valioso para os educadores, bem como nas bibliotecas, comunidades e outras entidades, o que consolida o resgate cultural em interação com a educação”.


Todos os fantoches são feitos na oficina de criação do Grupo Primavera, que produz também bonecas (consideradas o símbolo da instituição) e brindes.


A ONG


O Grupo Primavera atende cerca de 400 adolescentes com diversos programas educacionais e culturais no Jardim São Marcos, em Campinas, contando com o apoio financeiro de empresas e o trabalho de inúmeros voluntários.


Workshop de Capacitação de Docentes


Data: 17/04/2009


Hora: das 13h30 às 17h30


Local: FAV (Faculdades Integradas de Valinhos) – Rua Invernada 595 / Valinhos


*O projeto cultural foi implantado pelas prefeituras municipais de Campinas, Hortolândia, Valinhos e Sumaré com o patrocínio das seguintes empresas locais através do benefício da Lei Rouanet: Bosch; Rexroth; Honda; Buckman Laboratórios; Eaton; Bosch Group; Têxtil Tapecol; Metachem e Ministério da Cultura.

Propaganda do Google Artigo Baixo