UPA recebe sistema de energia solar da CPFL

Imagem aérea da UPA Vinhedo após receber o sistema fotovoltaico
propaganda do Google Artigo Top

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vinhedo recebeu a instalação de um sistema de captação solar fotovoltaica que deve reduzir o consumo de energia elétrica da unidade em até 45%. A operação do novo sistema terá início nesta semana.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Vinhedo com a CPFL Piratininga, através do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, com objetivo ajudar instituições públicas e filantrópicas a reduzirem suas contas de energia.

Esse mesmo programa foi o que possibilitou a instalação do sistema similar na Santa Casa de Vinhedo em 2019.

A captação fotovoltaica é baseada na utilização de painéis fotossensíveis que transformam a energia solar em energia elétrica. Com investimento de R$ 213 mil, a CPFL Piratininga instalou um conversor com potência de 36,19 kwp, consumo equivalente ao de 18 residências durante um mês, e geração anual de 42,2 MWh.

“Essa é uma iniciativa de sustentabilidade muito importante para nossa cidade, em parceria com a CPFL. Vamos reduzir consumo e emissão de poluentes. Estamos trabalhando para desenvolver novas parcerias e projetos focados no desenvolvimento sustentável de Vinhedo”, disse o prefeito Dario Pacheco.

O novo sistema ainda evitará a emissão de 2,6 toneladas de CO2 na atmosfera, o mesmo que o plantio de 16 novas árvores, segundo a CPFL.

“A ação está inserida no programa CPFL nos Hospitais, que destina recursos para a realização de projetos em instituições públicas e filantrópicas de saúde situadas nas cidades das áreas de concessão das nossas distribuidoras”, explicou o gerente de Eficiência Energética da CPFL, Felipe Henrique Zaia.

Caixa d’água

A UPA também instalou um novo reservatório de água para substituir o antigo, que está deteriorado. A obra atende à solicitação dos funcionários do local e do Conselho Municipal de Saúde. Pelo menos desde 2019, a deterioração do atual reservatório tem interferido na qualidade da água. Empresas de manutenção fizeram indicação de troca do reservatório.

Propaganda do Google Artigo Baixo