Valinhos tem 400% de aumento nos atendimentos de sintomas gripais

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Valinhos, por meio da divisão da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, registrou nesta terça-feira, dia 4, o maior número de pessoas atendidas na unidade de urgência e emergência com sintomas gripais.

No total foram 225 atendimentos no CEV 1 – Centro de Especialidades de Valinhos, local exclusivo e preparado para atender casos de sintomas gripais, incluindo suspeita de Influenza e covid-19, sendo ainda 49 pacientes a mais que foram transferidos para a UPA. É o maior número de atendimentos diários registrados na cidade desde o início da pandemia em 2020. Comparado ao início de dezembro de 2021, é possível apontar um crescimento na demanda superior a 400% neste início de janeiro de 2022.

“A situação tem sido similar em todas as cidades da região e do Estado. A demanda por atendimentos de sintomas gripais aumentou e muito. A confirmação de casos covid também. No início de dezembro, tínhamos cerca de 3,20% de confirmação de covid nos casos atendidos; agora, este número passou para 21,70% nestes primeiros dias de janeiro. O número de internados também teve um aumento. No final de dezembro, tínhamos 8 pacientes internados nos 2 hospitais e, nesta terça, chegamos a 22. Ainda é, felizmente, casos leves e um número baixo, comparado ao pico da pandemia em março, quando chegamos a ter 139 pacientes internados. E, com certeza, o avanço da vacinação é o ponto fundamental para não termos casos graves. Entretanto, o aumento da demanda de pessoas necessitando de atendimento por sintomas gripais nos reforça o pedido para que todos mantenham os protocolos importantes como uso de máscara, higienização das mãos e manter o distanciamento, evitando ao máximo aglomerações”, afirmou a prefeita Lucimara Godoy.

A secretária de Saúde, Carina Missaglia, tem monitorado hora a hora, pelos sistemas, o número de pacientes em atendimento e remanejando profissionais da Saúde sobretudo para os atendimentos emergenciais na UPA, no CEV 1 e na Unidade Especial de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico de Valinhos, conhecida como Upinha (que atende gestantes e crianças com menos de 14 anos).

“Muitos profissionais da Saúde também se afastaram nos últimos dias por motivos de saúde, sobretudo sintomas gripais. Isto nos leva a remanejar os profissionais para a continuidade do atendimento. É importante ressaltar que a situação é similar em praticamente todas as cidades da região e do Estado. A demanda aumentou muito por sintomas gripais e é fundamental que a população entenda que a Pandemia não acabou. A vacinação tem ajudado, e muito, a evitar os casos graves, mas não podemos deixar de ter as nossas ações individuais, os nossos cuidados com os protocolos”, complementou a secretária.

Propaganda do Google Artigo Baixo