Vigilância Sanitária começa a fiscalizar postos de combustíveis

propaganda do Google Artigo Top

A Vigilância Sanitária, departamento de Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo, iniciou o Programa de Vigilância à Saúde dos Trabalhadores Expostos ao Benzeno – Visat Benzeno – priorizado no Plano Estadual de Saúde.


Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o objetivo é desenvolver ação contínua e integrada para proteger a saúde do trabalhador e de pessoas que vivem em torno dos postos de combustível.


A Vigilância Sanitária iniciou a fiscalização por postos de combustíveis com áreas contaminadas. Há no município quatro áreas contaminadas, sendo três por postos de combustíveis, que passam por processo de remediação monitorados pela Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.


O trabalho está sendo desenvolvido pela equipe de meio ambiente da Vigilância Sanitária, que recebeu capacitação tecnológica para poder executar a função de fiscalizar e informações sobre os fatores de riscos, ocupacionais e ambientais decorrentes da atividade de postos de combustíveis.


Durante a fiscalização, a equipe de Vigilância Sanitária solicita apresentação de documentos como licença ambiental de operação e instalação emitido pela Cetesb, programa de prevenção de riscos ambientais, programa de controle médico de saúde ocupacional, atestado de saúde ocupacional, plano de gerenciamento de resíduos e avaliação do corpo de bombeiros. A equipe analisa ainda a parte física do estabelecimento, produtos comercializados no local e a função executada por cada trabalhador.


Caso alguma irregularidade seja encontrada, a Vigilância Sanitária comunica o órgão competente para as medidas cabíveis. Os 19 postos de combustíveis instalados em Vinhedo serão fiscalizados. Segundo levantamento realizado no final de 2007 pela Cetesb, de um total de 2.272 áreas contaminadas no Estado, 1.745 são postos de combustíveis.

Propaganda do Google Artigo Baixo