propaganda do Google Artigo Top

O projeto do Trem Intercidades (TIC), que promete conectar Campinas à capital paulista com mais rapidez e conforto, deu mais um passo importante. Uma resolução publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (20) declarou de utilidade pública 23 áreas localizadas nos municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas, totalizando 77 mil metros quadrados.

Em Vinhedo, as áreas declaradas de utilidade pública fazem parte do trecho que receberá a Via Permanente do Trecho 3 – Lote 1, fundamental para o avanço das obras. As desapropriações serão conduzidas pela concessionária TIC Trens S.A., responsável pela execução do projeto, e poderão ocorrer de forma amigável ou judicial, conforme as negociações com os proprietários.

A resolução também autoriza a concessionária a utilizar o caráter de urgência nos processos judiciais, o que facilita o acesso aos terrenos necessários para o início da construção. No entanto, o governo estadual esclarece que a medida não implica em remoções imediatas, já que o projeto ainda passa por etapas de análise e aprovação.

De acordo com a TIC Trens, o cronograma de desapropriações está em fase de avaliação e depende do aval do Auditor Independente e do Poder Concedente, como previsto no contrato de concessão. A empresa destaca que as desapropriações são um dos maiores desafios da fase de pré-construção.

Obras em 2026 e início da operação previsto para 2031

O início das obras do Trem Intercidades está previsto para o primeiro semestre de 2026, e a operação deve começar em 2031. Considerado uma das principais obras de mobilidade do Estado, o trem permitirá viagens de até 140 km/h entre Campinas e São Paulo, com duração estimada de 64 minutos.

Além do serviço expresso entre a Estação Água Branca e o Pátio Ferroviário de Campinas, o projeto inclui o Trem Intermetropolitano, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos — ampliando as opções de transporte para os moradores da região.

O contrato de concessão também prevê melhorias na linha 7-Rubi, que liga a Barra Funda a Jundiaí. O investimento total do projeto é de R$ 14 bilhões.

Com a confirmação das áreas em Vinhedo, o município reforça sua posição estratégica no trajeto do Trem Intercidades, que promete transformar a mobilidade regional e impulsionar o desenvolvimento urbano e econômico da cidade.

Propaganda do Google Artigo Baixo