Vinhedo e Estado vão em direções contrárias na vacinação antirrábica

propaganda do Google Artigo Top

O governo do Estado de São Paulo decidiu adiar a campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos de 2020, visando à prevenção da covid-19.

No entanto, a Prefeitura de Vinhedo inicio nesta segunda-feira, 3, a sua campanha de vacinação contra a raiva. “A campanha estava suspensa desde o ano passado pelo fato do não envio por parte do Estado, mas as vacinas foram adquiridas com recursos próprios da Administração Municipal para suprir a demanda na cidade”, disse a Prefeitura em Comunicado.

Ainda segundo a Administração de Vinhedo foram compradas 2 mil doses neste primeiro momento para vacinação rural e urbana. O atendimento será feito no setor de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida João Páffaro, 1615 – Pinheirinho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

De acordo com informativo do governo estadual, a medida de adiar a campanha foi discutida entre a pasta e as cidades na chamada Comissão Intergestores Bipartite e segue recomendações do Ministério da Saúde, órgão do Governo Federal, que prevê a reprogramação da campanha antirrábica para redução do risco de contágio ao coronavírus.

Devido ao risco de transmissão em situações que geram aglomeração, as equipes técnicas de saúde estadual e municipais optaram por manter apenas a imunização de rotina, disponível nos serviços de saúde municipais ou estabelecimentos médico-veterinários privados, sendo responsabilidade do tutor ou proprietário zelar pela saúde do animal de estimação.

Propaganda do Google Artigo Baixo