Mesários são convocados por e-mail e WhatsApp pelos cartórios eleitorais

Justiça Eleitoral paulista prevê convocar mais de 340 mil mesários no Estado

propaganda do Google Artigo Top

Os mesários para as próximas eleições já estão sendo convocados pelos cartórios eleitorais paulistas por e-mail e por aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp, novidade das eleições municipais de 2020. Os cartórios têm até o dia 16 de setembro para convocar os cidadãos, que atuarão como membros de mesas receptoras de votos e de apoio logístico para o primeiro e segundo turnos, onde houver, das eleições municipais.

Para ser válida a convocação on-line, o destinatário deve confirmar de forma expressa o recebimento da mensagem em até três dias úteis. O procedimento será realizado por cada cartório eleitoral, por meio de perfis institucionais criados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

A prioridade é que o procedimento seja feito on-line, sendo possível, entretanto, o envio de correspondência simples e o cumprimento de mandado por oficial de justiça, quando frustradas as tentativas por mensagem eletrônica ou instantânea.

A nova forma de convocação dos mesários prevê, entre outros benefícios, uma maior satisfação dos eleitores, já que estão dispensados de comparecer ao cartório. A Justiça Eleitoral paulista prevê convocar 343.616 mesários e 87.864 apoios logísticos para trabalhar nas eleições municipais em todo o Estado.

O cidadão que deseja trabalhar ser voluntário pode se inscrever no site do TRE-SP.

Propaganda do Google Artigo Baixo