Vinhedo faz campanha anti caramujo e Louveira contra carrapato

propaganda do Google Artigo Top

Vinhedo e Louveira estão realizando campanhas para combater duas pragas, o caramujo africano e o carrapato estrela, respectivamente. Os dois animais transmitem doenças que podem levar à morte.

Em Vinhedo, a Secretaria de Saúde e Departamento de Zoonoses começou a fazer orientações para o controle do caramujo, que se prolifera rapidamente nas épocas com bastante chuva, que começam em dezembro e prosseguem até fevereiro.

Para tanto, o Departamento alerta que em hipótese alguma o molusco pode ser ingerido, uma vez que vermes contidos dentro dele provocam dor e hemorragia abdominal, além de febre, problemas no sistema nervoso, vômito e até perfuração do intestino.

O Plano de Ação para o Controle do Caramujo Africano do Ibama recomenda que, após a catação, os moluscos devem ser esmagados, cobertos com cal virgem e enterrados. Após o procedimento, as mãos devem ser muito bem lavadas.

Em Louveira, o carrapato estrela não dá sossego. Para livrar a população dos riscos do inseto, a Secretaria de Saúde lançou em postos da cidade e nas redes sociais a campanha de conscientização e prevenção. Com apenas uma picada do carrapato, a pessoa pode contrair a febre maculosa.

Se a pessoa apresentar sintomas como dores de cabeça, náusea, vômito, dores pelo corpo – principalmente nas costas, barriga e abdômen, calafrios, febre e manchas na pele, a orientação é seguir imediatamente para a unidade de saúde mais próxima e explicar que pode ter sido picado por carrapato estrela.

Propaganda do Google Artigo Baixo