Vinhedo vacina idosos acima de 85 anos nesta segunda e terça

Imunização começa na segunda-feira. Confira os documentos necessários

A Prefeitura de Vinhedo vai mudar a vacinação para idosos com 85 anos ou mais na próxima semana. Agora será utilizado única e exclusivamente o sistema de drive thru nos dias 15 e 16 de fevereiro. A vacinação será feita dentro dos veículos e no Parque Municipal Jayme Ferragut, das 10h às 15h. Será necessário apresentar comprovante de residência, além do documento com foto e CPF.

No grupo anterior, de 90 anos ou mais, a vacinação ocorreu em dois pontos da cidade, na Nova Vinhedo e na Capela, e havia a opção de vacinar no carro ou não. Agora tudo vai mudar.

“O drive thru vai atender bem essa população de idosos, principalmente os que têm dificuldades para se locomover. O objetivo é acolher essa população e humanizar ainda mais o atendimento”, explicou o prefeito Dario Pacheco.

A Secretaria de Saúde avalia estender o sistema de drive thru para outras fases da campanha e informa que ele poderá ocorrer em horários alternativos, para não prejudicar o atendimento da Saúde, já que os servidores precisam ser mobilizados para realizar a vacinação.

No local serão adotadas todas as medidas de segurança e protocolos de higiene contra a Covid-19 e a vacinação será realizada de acordo com a quantidade de doses enviadas para o município.

A Prefeitura não informou como os vinhedenses que não possuem carros devem fazer para serem vacinados nesta fase da imunização.

Até esta quarta-feira, 10, foram aplicadas 2.467 doses, sendo 1.893 em profissionais de saúde e 545 doses em idosos. Houve perda de 29 doses, 1% do total de doses recebidas. O governo do Estado prevê perdas de 5%. As perdas ocorrem porque cada frasco tem 10 doses da vacina, que precisam ser utilizadas em até seis horas. Depois disso, devem ser descartadas.

Cadastro    

Idosos acima de 85 anos devem realizar o pré-cadastro municipal, (CLIQUE AQUI), para agilizar o atendimento e garantir a imunização. Os moradores precisam estar atentos ao calendário dos grupos de vacinação divulgado pelo governo estadual e à chegada de novos lotes de vacina no município, no site www.vinhedo.sp.gov.br.

É muito importante que os moradores também façam seus cadastros no site do governo estadual, www.vacinaja.sp.gov.br, em que registram dados pessoais. Com os cadastros preenchidos, as equipes de saúde já dispõem das informações do morador e não precisam preencher um novo cadastro na hora da vacina, o que leva tempo e pode provocar filas.

Grupos prioritários    

A primeira fase do plano de vacinação no Estado de São Paulo deve durar nove semanas, com término em 22 de março. Essa fase incluirá 9 milhões de pessoas em todo o Estado. Estão no grupo prioritário idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, povos indígenas, pacientes com comorbidades, população privada de liberdade, trabalhadores da educação, entre outros.

Vacinômetro

Dados atualizados até 08 de fevereiro

Doses aplicadas – 2.467

Profissionais da Saúde – 1.893

Idosos – 545

Perdas – 29

Doses recebidas   

Primeira dose – 3.404 vacinas 

20/01– 1.080 doses Sinovac/Butantan

26/01 – 830 doses Oxford/AstraZeneca

02/02 – 1.090 doses Sinovac/Butantan

09/02 – 404 doses Sinovac/Butantan

Segunda dose – 1.080 vacinas  

09/02 – 1.080 Sinovac/Butantan

Calendário de vacinação   

21/01 – Profissionais da Saúde e ILPI

08/02 – Idosos com 90 anos ou mais

15/02 – Idosos com 85 anos ou mais

Cadastro para agendamento municipal – bit.ly/vacinasaudevinhedo

Cadastro governo estadual – https://vacinaja.sp.gov.br