Vinhedo suspende aplicação por falta de vacinas da Coronavac

propaganda do Google Artigo Top

As vacinas Coronavac recebidas pela Prefeitura de Vinhedo para vacinar idosos de 64 anos com a primeira dose e idosos de 68 anos ou mais com a segunda dose marcada para entre 26 de abril e 2 de maio se esgotaram nesta terça-feira, 27.

A vacinação desses dois grupos será suspensa nesta quarta-feira, 28, e retomada assim que um novo lote de vacinas for entregue ao município pelo governo estadual. A vacinação com a Astrazeneca continuará sendo realizada.

A Secretaria de Saúde apresentou uma queixa técnica à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Centro de Vigilância Sanitária Estadual informando que a maioria dos frascos de vacinas Coronavac enviados à cidade contêm 8 ou 9 doses. Cada frasco deve conter dez doses de Coronavac. A Saúde de Vinhedo enviou ofício à Secretaria Estadual de Saúde, solicitando o envio de 890 doses complementares de Coronavac para vacinar a população de 64 anos e de 68 anos ou mais com a segunda dose.

A vacinação contra coronavírus é feita pelo município seguindo determinações do governo estadual, que envia os lotes da vacina com o número de doses contadas para serem obrigatoriamente aplicadas nos públicos pré-definidos. O município não pode usar vacinas destinadas a um grupo para imunizar pessoas que não fazem parte desse grupo.

Vinhedo recebeu lote de 550 vacinas Coronavac para aplicar a segunda dose em moradores com mais de 68 anos, agendada para esta semana no comprovante da primeira dose, entre os dias 26 de abril e 2 de maio, e recebeu lote de 740 vacinas Coronavac para aplicar a primeira dose na população de 64 anos. Os lotes são definidos a partir de população estimada em projeções feitas pelo IBGE.

De acordo com a Prefeitura, as projeções estão defasadas e o público-alvo geralmente é maior que o estimado. Nesta segunda-feira e terça-feira, foram vacinadas 1.140 pessoas com Coronavc e Astrazeneca, procura acima da expectativa. “Com demanda maior que a estimada pelo governo estadual e frascos com menos doses, não pudemos atender o público-alvo da Coronavac nesta fase da vacinação”, afirmou o diretor de Vigilância em Saúde de Vinhedo, Milton Ribolli.

Ribolli explicou que as equipes de saúde exigem comprovante de endereço para aplicar as doses, para evitar que moradores de outras cidades sejam vacinados em Vinhedo. Ele explicou que o município aguarda novas doses de Coronavac para vacinar os moradores que ainda não puderam receber a primeira dose e a segunda dose da vacina no dia marcado. “A orientação é aguardar a chegada de novos lotes para a conclusão do esquema vacinal”, afirmou.

Astrazeneca

Nesta quarta-feira, 28, a Prefeitura continua aplicando a segunda dose da vacina Astrazeneca em idosos que têm o retorno agendado entre os dias 26 de abril e 2 de maio e também na população de 65 anos ou mais que ainda não recebeu a primeira dose.

Propaganda do Google Artigo Baixo