Vinhedo volta às aulas presenciais na segunda-feira, 3 e no dia 10 de maio

Escolas de Educação Infantil retornam no dia 3 e os alunos do Fundamental 1 e 2 retornam no dia 10 de maio

propaganda do Google Artigo Top

As aulas presenciais na Rede Municipal de Educação de Vinhedo serão retomadas nos dias 3 e 10 de maio. O retorno presencial dos alunos será gradual e facultativo, com limite máximo de 35% dos estudantes por dia, conforme o Plano São Paulo de combate à pandemia, em cada sala de aula e respeito aos protocolos de segurança sanitária.

A Secretaria de Educação de Vinhedo implementou o Plano de Retomada das Aulas Presenciais, com base nas diretrizes do governo do Estado de São Paulo e Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste momento da pandemia, as rotinas de aulas presenciais aos alunos continuam intercaladas ao ensino remoto, já que professores do grupo de risco estão afastados.

“Nossa prioridade é garantirmos um retorno seguro para nossas crianças e para as famílias. Temos todo interesse que os alunos restabeleçam o contato educacional, social e afetivo com a escola para o desenvolvimento da educação formal, mas queremos que todos estejam protegidos”, disse o prefeito Dario Pacheco (PTB).

Dario falou também que o governo estadual já iniciou a vacinação dos professores com 47 anos ou mais, o que permite mais tranquilidade aos profissionais de maior risco. “Sabemos que a pandemia ainda é um grande desafio no nosso País, mas estamos estabelecendo um novo caminho de volta às nossas rotinas. A educação é fundamental nesse processo”, disse.

Segundo o Plano de Retomada da Educação, é importante que pais e alunos se mantenham informados sobre a Covid-19 através de fontes oficiais e de credibilidade para que estejam conscientes sobre os cuidados a serem observados no combate à doença.

Crianças de creche e período integral não retornarão aos Centros de Educação Infantil neste período inicial de retomada. Nesta primeira fase, apenas retornarão as crianças de 4 e 5 anos, da Fase I e Fase II (idade obrigatória) em período escolar, em processos pedagógicos acompanhados por professores.

Recursos de higiene

As escolas de Vinhedo estão preparadas para receber os estudantes com recursos para higienização e outros cuidados necessários. Vão disponibilizar água, sabão e álcool em gel em diversos locais, como salas de aula, corredores, banheiros e acessos à escola. A entrada e saída de alunos serão controladas para evitar aglomerações.

Atividades como competições, festas e reuniões permanecem suspensas. As salas de aula já estão organizadas para permitir que os estudantes mantenham distância segura entre eles, professores e funcionários. Todos usarão máscaras, que devem ser trocadas a cada três horas, e devem levar suas garrafas de água. As unidades escolares passarão por limpeza todos os dias, após o encerramento das atividades, e entre os turnos da manhã e tarde.

Os profissionais de educação vão orientar e observar o uso obrigatório e correto de máscara de proteção. Ao entrar na escola, alunos e profissionais terão a temperatura aferida, com acesso proibido aos que apresentarem mais de 37,5 graus. Para receber os alunos, na entrada da unidade escolar, os funcionários deverão usar máscara PFF2 e face shield.

“Os protocolos sanitários devem fazer parte da rotina da escola, para alunos e funcionários, com especial ênfase na correta utilização de máscaras, na higienização de mãos e objetos, no distanciamento social seguro no ambiente escolar”, disse a secretária Eliana Chrispim. Segundo ela, os pais devem participar desse processo e comunicar rapidamente a escola no caso de algum dos sintomas de covid-19 na família. Em casos de eventuais sintomas durante o período escolar, o aluno sairá da sala coletiva e a escola entrará em contato com os responsáveis.

Sala de aula

O distanciamento das carteiras deverá seguir a determinação da Secretaria Municipal de Saúde, respeitando a distância mínima de 1,5 metro entre os alunos. Será colocado álcool em gel 70% na porta de entrada e no interior de cada sala. Haverá espaço para guardar os materiais de cada aluno. Nenhum material ou objeto será compartilhado ou utilizado de maneira coletiva.

Alimentação escolar

Neste primeiro momento, será realizado o fornecimento de uma alimentação mais completa por período. O cardápio foi elaborado atendendo às necessidades nutricionais dos alunos para o horário proposto. Cada unidade escolar vai dimensionar o número de alunos por turma no refeitório e poderá utilizar outros espaços para a refeição.

Os estudantes devem retirar as máscaras apenas para comer, colocando-as em um saco plástico e evitando deixá-las sobre a mesa. Os escolares serão orientados a higienizar mãos antes e após o consumo das refeições. O intervalo será de forma escalonada, respeitando distanciamento, sempre com o uso de máscara.

Rodízio

Cada escola entrará em contato com as famílias para informar os alunos de cada semana do revezamento presencial. Na semana em que os alunos ficarem em casa, devido ao rodízio semanal, serão disponibilizadas atividades para que continuem com seus estudos e vivências. A Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo criou os Grupos de Trabalho Colaborativos (GTCs), para o planejamento e acompanhamento de práticas da educação, e a estruturação de planos de trabalho de acordo com as demandas pedagógicas de casa etapa de ensino.

A secretária também lembrou aos pais ou responsáveis da importância de responderem o Termo de Responsabilidade para o retorno presencial dos estudantes, o que pode ser feito respondendo ao e-mail institucional pelo qual foi enviando ou de forma impressa na Secretaria da Unidade Escolar.

“Esse termo é uma orientação de como proceder de forma segura para o retorno. Não responsabiliza os pais, mas indica que o que as famílias fazem em suas casas acaba refletindo na escola. Cada pessoa, familiar tem hoje responsabilidade pelo coletivo. Não se trata mais do meu filho, da minha casa, mas do coletivo. Essa foi uma das lições desta trágica pandemia”, afirmou Eliana

Propaganda do Google Artigo Baixo