Zooparque Itatiba oferece passeio sobre os sentidos no reino animal

propaganda do Google Artigo Top

Visão, tato, olfato, paladar e audição. Como funcionam os sentidos dos animais? Como eles fazem para sobreviver no seu habitat? Essas e outras questões são reveladas durante um delicioso passeio pelo Zooparque Itatiba. Seguindo uma trilha de 3km, os alunos podem observar cerca de 1400 animais, entre aves, macacos, hipopótamos, tigres, jacarés, entre outros, acomodados em amplos recintos que reproduzem seu habitat natural.


Logo no início já é possível ver as araras vermelhas e as canindés. Pouco mais adiante, um lindo recinto com aves tropicais, onde o destaque é a pomba-goura – maior pombo do mundo de colorido brilhante. De repente, um apito quebra o silêncio e as crianças são estimuladas a adivinhar qual é o pássaro que canta daquele jeito. Na seqüência, vários apitos diferentes simulam o cantar de algumas aves; essa, é a Dança do Apito.


E é assim que começa o passeio interativo no Zooparque Itatiba, que somente no ano passado 15 mil crianças participaram. O percurso leva aproximadamente 2 horas e meia com muita diversão e aprendizado. Durante o trajeto as crianças brincam e, ao mesmo tempo que absorvem de maneira lúdica a importância da preservação da natureza e das espécies, passam a entender o comportamento dos animais dentro do seu ecossistema.


Isso tudo só é possível porque as brincadeiras interativas mexem diretamente com os 5 sentidos. Você sabia que a aranha enxerga tudo multiplicado e por isso nunca perde uma presa? Que o rinoceronte é míope e a harpia (é a maior águia do mundo e também a mais pesada, as fêmeas são gigantes (maiores que os machos), chegam a pesar 13 kg) enxerga 8 a 10 vezes mais que os humanos? Por meio de fotos ilustrativas as crianças identificam os animais e compreendem como eles enxergam e se adaptam para sobreviver no seu habitat.


Na caminhada pela trilha do Zoo, as crianças vêem de pertinho animais ameaçados de extinção, como, por exemplo, o mico-leão-de-cara-dourada, a arara azul grande, entre outros, em recintos que reproduzem seu habitat natural. Em frente a cada local há placas que detalham curiosidades das espécies, que são narradas de uma forma bem divertida para as crianças.


Durante o passeio os alunos descobrem que apesar de ter cara de “bobo”, os hipopótamos são os mamíferos que mais causam acidentes fatais com humanos na África – muito mais que o leões; apesar de pequenos e coloridos, os sapinhos garimpeiro são muito venenosos. Suas toxinas estão presentes na pele e a cor viva é como uma advertência – sou colorido, sou venenoso; um dos animais mais admirados do Zooparque são os macacos barrigudos, que possuem este nome porque além da barriga avantajada para digerir folhas, possui também uma franja de pelos abdominais que parece aumentar ainda mais o tamanho da pança. Esses macacos vivem em grupos numerosos de até 25 indivíduos, são inteligentes e considerados os segundos maiores macacos da América do Sul, perdendo apenas para o mono carvoeiro ou muriqui.


Nas proximidades do recinto dos tigres, as crianças se deparam com a tábua do toque. Nela, há 3 pontos onde elas colocam as mãos e aí vem as descobertas: baratas, ratinhos e outros bichos apavoram a molecada. A explicação vem em seguida. “Esses bichos são feitos em laboratórios específicos e servem de alimento para muitos animais do Zooparque. As baratas servem de alimento para os macacos, os ratos para as serpentes. Nossa idéia é fazer com que as crianças aprendam com a ajuda do tato. É uma forma deles não esquecerem”, explica Zuleide Beazin, responsável pela elaboração da monitoria interativa.


Os cheiros e sabores também fazem parte do reino animal, não é mesmo? Perto na Maternidade do Zoo, onde ficam os recém-nascidos, o Tambor dos Odores faz sucesso. Potinhos com fezes de vários herbívoros e carnívoros compõem a brincadeira. Pelo olfato as crianças aprendem, principalmente, a distinguir a alimentação animais. No caso do paladar, em uma bancada as crianças provam, os vários sabores que fazem a cabeça da bicharada. Doce, azedo, cítrico, apimentado e assim descobrem do que e como os animais se alimentam.


Descontração, agito, entretenimento, educação ambiental, curiosidades e muita diversão. A monitoria do Zooparque Itatiba proporciona horas inesquecíveis. O projeto psicopedagógico “Os sentidos no reino animal” estará ativo até o final deste ano, já que a proposta é sempre inovar. “Simples ações fazem a diferença. Nossa proposta é mostrar para as crianças que é importante conhecer para preservar”, diz Zuleide.


O que é o Zooparque?


Fundado há 10 anos, o Zooparque Itatiba utiliza-se de um conceito moderno de zoológicos, adotando uma filosofia que vai muito além do entretenimento, que é trabalhar a conscientização da preservação da natureza e das espécies. Diferentemente dos zoológicos tradicionais, os animais no Zooparque ficam soltos em recintos que reproduzem seu habitat natural, possibilitando desta maneira que o visitante conheça também os mais variados ecossistemas como, por exemplo, a Savana Africana onde os rinocerontes brancos africanos, espécie rara e em extinção, ficam soltos e misturados com zebras e aves típicas da África. O Zooparque Itatiba tem 500 mil m² de área verde e mais de 1.400 animais que podem ser observados durante o passeio por uma trilha de 3 quilômetros. O visitante pode desfrutar ainda de um belo almoço no Restaurante do Parque, especialista em comidas alemãs e suíças, e de lembrançinhas encontradas na Boutique do Parque.


Serviço


Local: Rodovia D. Pedro I, km 95,5 – Itatiba


Horário de Funcionamento: das 9h às 17h diariamente


Ingresso: R$ 20,00 (adulto) e R$ 10,00 (crianças, estudantes e pessoas com mais de 60 anos)


Telefone do parque: (11) 3323.6214 / 6215 / 6216


Site: www.zooparque.com.br


E-mail: [email protected]

Propaganda do Google Artigo Baixo