A história da campanha que atingiu milhões de pessoas

propaganda do Google Artigo Top

A campanha de final de ano criada pelo escritório Moresco Contabilidade, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, viralizou na internet desde que entrou no ar no último sábado, dia 12.

Muitos internautas se depararam com a foto do labrador amarelo e a frase “Cada vez que o dog for compartilhado, 1 kg de ração será doado”.

De acordo com reportagem da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios a campanha atingiu 7 milhões de pessoas em apenas dois dias.

Com isso a meta de doação de rações limitada em 2 toneladas foi batida rapidamente no fim de semana. “Ficamos apavorados e felizes”, disse a reportagem da revista Morgana Moresco, 33, diretora do escritório.

Ainda segundo a reportagem, a ideia da campanha ocorreu em 2012. Quando Morgana disse que dificilmente gostava dos presentes que ganhava de aniversário. Então, ou ela trocava os itens ou não usava. A partir daí, ela começou a pedir 1 kg de ração para os seus cachorrinhos. A brincadeira foi crescendo e então surgiu a ideia de transformar a ação pessoal em social.

Nos primeiros anos da campanha ela foi realizada somente pelo Facebook. Em 2015, foram doados 400 kg de rações. No ano seguinte foram 700 kg. Em 2017 eles chegaram a 1,4 tonelada, em 2018 também 1,4 tonelada. Já 2019, foram apenas 380 kg.

Com os números do ano passado, surgiu o plano de fazer em 2020 uma ação mais consistente. Então o escritório criou uma conta no Instagram e firmou uma parceria com a ONG Sítio da Vovó, que abriga mais de 600 cachorros abadonados, em Arroio dos Ratos, no interior do Rio Grande do Sul.

Ainda em entrevista à Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Morgana falou como foram os momentos após o aumento de compartilhamentos. “Começamos a ficar apavorados. Passamos o sábado inteiro no WhatsApp acompanhando e tivemos uma reunião de duas horas no domingo para pensar em tudo”, diz.

Nesta segunda-feira, 14, o escritório fez um novo post no Instagram falando da repercussão e dos próximos passos. Além da doação a agência de marketing responsável pela campanha irá cuidar do novo Instagram do @sitio.vovo.gi que até então, existia somente no facebook.

“Se nós esperávamos tanta repercussão? Jamais. Somos um escritório de contabilidade localizado em Porto Alegre – Rio Grande do Sul. Mas, a nossa história com mais de 53 anos, você pode conhecer com o tempo. 2020 foi um ano tão difícil para o mundo, com diversos exemplos negativos, centenas de casos que não queremos mais que se repitam, e além de tudo, quando algo positivo é construído, a mídia e as pessoas, fecham os olhos, e simplesmente ignoram. Sempre fizemos ações sociais, não somente com os cãezinhos, mas com crianças também. Então, fica uma reflexão: Por qual motivo isso incomoda tanto algumas pessoas? Bom, esses, nós deixamos pra lá, pois jamais os entenderemos”, disse o escritório no comunicado na rede social.⠀

Ainda no post o escritório agradece a ajuda de todos “Nós registraremos todos os passos da doação, e divulgaremos aqui, para que todos saibam que valeu muito a pena! Um grande beijo no coração de todos, e muito obrigado”. A entrega está prevista para ocorrer no próximo sábado, dia 19.

Propaganda do Google Artigo Baixo