Bragança Paulista realiza a Festa da Linguiça

 

Entre os dias 25 e 26 de agosto, sábado e domingo, respectivamente, Bragança Paulista sedia a 2ª edição da Festa da Linguiça. Conhecida nacionalmente, a linguiça bragantina é famosa por ser produzida artesanalmente e em família, usando receitas passadas de geração para geração. O evento ocorres das 10h às 22h.

A primeira edição do evento, realizada em 2011, contou com cerca de três mil pessoas que saborearam a famosa “Linguiça Bragantina”, apresentada pelos expositores, em receitas diferentes, além de atrações culturais regionais, e gincanas com o tema linguiça. Na ocasião, também foi organizado o 3º concurso gastronômico “Sabores de Bragança” com o tema “O melhor prato com Linguiça Bragantina”, tendo como vencedor a linguiçaria Nova Vick com o prato: Polenta com Linguiça de Bragança.

Este ano, a festa terá ainda um sabor a mais com participação de quatro chefs da alta gastronomia paulistana: Marcelo Magaldi (Buffet Fasano), Carlos Soares (do programa Gilberto Barros), Paulinho Pecora (o mago das panelas), e o Chef Lino (Sabores de Bragança).

“A 2ª Festa da Linguiça de Bragança tem como objetivo fomentar o turismo gastronômico, promovendo a cidade como a ‘Capital Nacional da Linguiça’, movimentando a economia da região, além de proporcionar uma opção de lazer e entretenimento cultural”, revela o Secretário de Cultura e Turismo Raul Lencini.

A 2ª Festa da Linguiça é uma realização da Prefeitura da Estância Climática de Bragança Paulista, juntamente da Secretaria de Cultura e Turismo e o patrocínio da Cia de Saneamento Básico de São Paulo – SABESP.

História da Linguiça Bragantina

A história dessa famosa receita começou no século passado durante a guerra, na Itália. A iguaria se expandiu juntamente com a colonização italiana em Bragança Paulista. E o modo de prepará-la resiste ao tempo: carne de pernil trabalhada manualmente. A receita, que ganhou fama, fez de Bragança ser conhecida como a terra da linguiça. Atualmente, a cidade tem doze fabricantes. E a combinação de história com sabor vai ser, mais uma vez, o aperitivo dessa festa. Durante dois dias, oito barracas vão oferecer variações da receita mais famosa de Bragança.

Serviço:

2ª Festa da Linguiça de Bragança Paulista

Quando: 25 e 26 de agosto

Local: Parque Dr. Luis Gonzaga da Silva Leme (Jardim Público)

Horário: das 10h às 22h