Confira dicas para preparar um bom macarrão

propaganda do Google Artigo Top

A Basilar indica alguns truques que podem ajudar na hora de preparar um macarrão e que fazem toda a diferença no resultado final.

A primeira dica é não colocar óleo na água, pois as massas já trazem em sua composição ingredientes que as impedem de “grudar”. Após ferver a água – para cada 100g de macarrão, usar 1 litro de água -, por a massa na panela, adicionar sal a gosto e cozinhá-la até ficar al dente, ou seja, macia para absorver o molho, mas com seu interior firme o suficiente para ter certa resistência à mordida.

O cozimento varia entre oito e onze minutos, dependendo do tipo de massa, e sempre é indicado na embalagem do produto. Se esse procedimento passar do ponto, a massa perde o sabor, fica gosmenta e mais difícil de ser enrolada no garfo.

Outra dica da Basilar é calcular corretamente as quantidades de massa e de molho. O indicado pela Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias) é cozinhar cerca de 80g a 100g de massa por pessoa. Essa quantidade é suficiente, pois depois do cozimento o volume triplica. Já para o molho, a dica é 750g para cada quilo de macarrão.

Para colocar em prática todos esses truques, a Basilar sugere uma receita feita com Baveti.

Ingredientes

– 1 embalagem Baveti Semolado Basilar (500g)

– 3 colheres (sopa) de óleo de canola

– 1 xícara (chá) de molho de soja light

– 200g de cogumelo shitake fresco, sem o caule e em fatias

– 1 ½ xícara (chá) de ervilhas frescas

– 4 ramos de cebolinha, picados

– 3 colheres (sopa) de castanha de caju, picadas

– sal

Modo de Preparo

Comece preparando o molho de soja com cogumelo shitake. Numa panela média, aqueça o óleo de canola, acrescente o molho de soja light, o cogumelo shitake, 1 ½ xícara (chá) de água, acerte o sal, deixe cozinhar por 10 minutos e reserve.

Numa panela pequena, aqueça água com sal, junte as ervilhas, deixe cozinhar por 2 minutos e reserve.

Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal. Coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.

Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de soja com cogumelo shitake, a ervilha e envolva bem com a ajuda de 2 garfos grandes.

Salpique a cebolinha, a castanha do para e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções

Tempo de Preparo: 40 minutos

Propaganda do Google Artigo Baixo