propaganda do Google Artigo Top

Natal é uma época de tradições familiares, presentes, e a espera do Papai Noel, especialmente no Brasil. Contudo, conforme destaca Anna Carolina Caro, diretora da Excursy, agência especializada em Oriente Médio e destinos exóticos, as celebrações natalinas variam significativamente ao redor do mundo. “As tradições de Natal são únicas em cada local, influenciadas pela cultura, religião e costumes locais. Isso é o que inspira muitas pessoas a viajar, para descobrir novas culturas, culinárias, e visões de mundo, tornando o turismo uma experiência inigualável. Viajar durante esta época é uma janela para entender as nuances dessas celebrações”, explica Caro.

Confira abaixo a celebração em alguns destinos:

Turquia:  Embora a Turquia seja um país de maioria muçulmana, a influência ocidental trouxe símbolos natalinos, especialmente em Istambul. Interessante notar que o Papai Noel, conhecido como São Nicolau, nasceu em Patara, na Turquia moderna, no século IV, e é uma figura reverenciada no país.

Grécia:  Na Grécia, a celebração do Natal é profundamente influenciada pelo cristianismo ortodoxo, que segue o calendário juliano. Isso significa que, tradicionalmente, o Natal é celebrado em 7 de janeiro. Uma tradição grega única é a dos “karavakia”, pequenos barcos decorados que são exibidos, simbolizando a jornada marítima de São Nicolau, o protetor dos marinheiros. Além disso, no dia de Natal, as famílias se reúnem para um grande almoço, que geralmente inclui pratos como carne de porco e “Christopsomo”, um pão especial de Natal.

Emirados Árabes: Em Dubai, uma cidade cosmopolita, o Natal é celebrado com esplendor e luxo, refletindo sua população diversificada. Apesar de ser um país de maioria muçulmana, cerca de 85% da população de Dubai é composta por expatriados, o que traz uma rica mistura de tradições natalinas de todo o mundo.

Egito: Com aproximadamente 10% de cristãos, principalmente coptas, o Egito celebra o Natal em 7 de janeiro. As tradições incluem jejum antes do Natal e a celebração da Missa da Natividade.

Marrocos: Apesar de ser um país com mais de 99% de muçulmanos, o Natal é observado por uma pequena minoria. As celebrações são geralmente privadas e discretas, refletindo a natureza intimista da sociedade marroquina.

Líbano: Com uma população cristã significativa, cerca de 40%, o Líbano é único no Oriente Médio por sua celebração pública do Natal. É um dos poucos países da região onde o Natal é feriado oficial. A decoração das casas, incluindo presépios, é uma tradição comum.

Jordânia: Embora seja um país majoritariamente muçulmano, a Jordânia tem uma comunidade cristã que celebra o Natal. A tolerância religiosa permite que cristãos e muçulmanos compartilhem algumas tradições festivas.

Israel: A celebração do Hanukah, uma tradição judaica que remonta ao século II a.C., é central durante esta época. A festa das luzes, que dura oito dias, celebra a rededicação do Segundo Templo em Jerusalém. No entanto, para turistas e a minoria cristã, Israel oferece uma experiência natalina rica, especialmente em cidades históricas como Jerusalém, Nazaré e Haifa.

Europa: Em destaque, o Vaticano, coração do catolicismo, onde a Missa do Galo é celebrada pelo Papa. O Vaticano e outras cidades europeias com santuários importantes atraem milhões de turistas durante a época natalina, oferecendo celebrações que misturam tradição, fé e cultura.

Essas tradições refletem não apenas a diversidade cultural, mas também a história e as mudanças sociais ao longo dos séculos. Viajar durante o Natal é uma oportunidade única de vivenciar e apreciar essas ricas tradições, cada uma com sua própria história e significado.

“O Natal é mais do que uma simples data no calendário; é um mosaico de tradições que refletem a rica tapeçaria cultural da humanidade. Cada país que visitamos nos revela uma nova face dessa celebração, cada uma com sua própria beleza e profundidade,” reflete Caro. “Seja testemunhando a iluminação das chanukiot durante o Hanukah em Israel, explorando os mercados de Natal iluminados em Dubai, ou participando de um almoço festivo na Grécia, cada experiência é uma janela para compreender como as comunidades ao redor do mundo celebram e refletem sobre o significado do Natal.”

Caro acrescenta: “Essas viagens não são apenas sobre ver novos lugares, mas sobre vivenciar e respeitar a diversidade de crenças e costumes. Ao viajar durante o Natal, temos a oportunidade única de nos conectar com diferentes culturas e tradições, e essa é uma verdadeira celebração do espírito do Natal – um espírito de união, compreensão e alegria.”

Suas palavras ressoam como um lembrete do poder do turismo cultural em unir pessoas de diferentes origens, celebrando as diferenças e semelhanças que nos tornam únicos e, ao mesmo tempo, universalmente conectados pela magia do Natal.

Propaganda do Google Artigo Baixo