Doação de sangue será realizada sexta-feira, 14, no Ceprovi

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg

Procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro

Na sexta-feira, 14, será realizada uma campanha de doação de sangue em Vinhedo. A ação vai acontecer no Ceprovi, situado na Avenida Independência, 5.407, Jardim Alba, das 8h às 12h. A doação conta com apoio do Hemocentro Campinas e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

– A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.

– O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.