Invista numa refeição com peixe e massa no feriadão da Páscoa

propaganda do Google Artigo Top

 

A tradição de comer bacalhau na Sexta-feira Santa, feriado que antecede a Páscoa, celebrada no domingo, é muito forte e importante para muitas famílias brasileiras. O peixe, além de ser uma escolha extremamente saborosa, traz diversos benefícios à saúde segundo Tereza Cibella, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Basilar, marca de massas líder em vendas no interior de São Paulo.

“O bacalhau é um peixe de alto valor nutritivo e de fácil digestão, rico em minerais como o ferro e fósforo e vitaminas A, E e D”, explica Tereza. Segundo ela, o peixe contém ômega-3, ácido graxo importante na diminuição do LDL, colesterol ruim, e no aumento do HDL, colesterol bom. “O bacalhau ganha importância, também, na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e desordens inflamatórias e autoimunes”, completa.

A combinação de massas com a carne branca do bacalhau contribui ainda mais para deixar o almoço familiar completo e balanceado. “A união de carboidratos com proteínas numa refeição composta por massas e carnes proporciona maior saciedade e faz com que a taxa de açúcar do sangue permaneça mais estável”, indica a nutricionista. Outro ponto favorável é que, com essa combinação, o metabolismo irá gastar mais energia durante o processo digestivo facilitando o controle do peso.

Mesmo com propriedades nutricionais atrativas, Tereza explica que o ideal é consumir o bacalhau com moderação, em porções de aproximadamente 100g, pois o peixe apresenta uma quantidade elevada de sódio. “Pessoas com problemas de hipertensão devem tomar cuidado com o consumo de pratos que contenham o ingrediente”, observa.

 

Aproveitando as dicas da nutricionista, a Basilar sugere uma receita que tem o peixe como ingrediente principal: Lasanha de Bacalhau.

Confira abaixo:

Lasanha de Bacalhau com Farofa de Biscoito e Ervas

Ingredientes:

1 embalagem de Lasanha Basilar 500g

1kg de bacalhau

10 dentes de alho, picados

1 pimentão vermelho grande, em cubinhos

5 colheres (sopa) de manteiga

2 litros de leite

10 tomates sem pele e sem sementes, picados

400g de mussarela, em fatias

a gosto sal, pimenta-do-reino, noz moscada, alecrim, manjericão, salsa, orégano fresco e tomilho)

1 embalagem de Zabet Cream Cracker

12 colheres (sopa) de azeite

1 pimentão verde grande, em cubinhos

300g de azeitonas pretas, sem caroços e picadas

5 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 cebola, picada

1 litro de polpa de tomate

5 ovos cozidos, picados

Modo de preparo:

– Deixe na véspera do preparo, 1 kg de bacalhau de molho na água na geladeira. Troque a água pelo menos 4 vezes.

– No dia seguinte, ferva o bacalhau e faça lascas.

– Numa panela grande, aqueça 6 colheres (sopa) de azeite, refogue 6 dentes de alho, acrescente as lascas de bacalhau, 1 pimentão verde, 1 pimentão vermelho, 300g de azeitonas pretas, refogue bem e reserve.

– Prepare o molho branco.

– Numa panela média, aqueça 5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina e doure 5 colheres (sopa) de farinha de trigo.

– Junte 2 litros de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.

– Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada.

– Retire do fogo e reserve.

– Prepare o molho de tomate.

– Numa panela média aqueça 4 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho, junte os 10 tomates, 1 litro de polpa de tomate e 2 xícaras (chá) de água.

– Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano.

– Retire do fogo e reserve.

– Prepare a farofa de biscoitos com ervas.

– Coloque no processador o biscoito e bata até obter uma farofa.

– Numa frigideira média, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, refogue 2 dentes de alho, junte a farofa de biscoito, as ervas picadas, mexa delicadamente e reserve.

– Monte a lasanha num refratário grande e fundo.

– Divida o molho branco e o molho de tomate em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de mussarela, o recheio de bacalhau e os ovos em 2.

– Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de bacalhau, ovos cozidos, tiras de lasanha, molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de bacalhau, ovos cozidos, tiras de lasanha, molho branco e molho de tomate.

– Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 40 minutos.

– Retire o papel-alumínio, acomode por cima a farofa de biscoito com ervas e leve ao forno por mais 10 minutos.

– Retire do forno e espere 5 minutos antes de servir.

Rendimento: 15 porções

Grau de dificuldade: Elaborado

Preparo: Forno e Fogão

Tempo de preparo: 2 horas

Calorias: 600 calorias

Dica do chef:

Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Caso queira reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Propaganda do Google Artigo Baixo