Vereadores não aprovam feriado prolongado em Valinhos

Prefeitura de Valinhos quer antecipar feriados
propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Valinhos encaminhou à Câmara Municipal nesta terça-feira, 19, um projeto de lei que propõe antecipar os feriados de Corpus Christi (marcado para 11 de junho) e Consciência Negra (20 de novembro) para os próximos dias 26 e 27 de maio.

No entanto, os vereadores rejeitaram o pedido do prefeito por unanimidade ainda na noite desta terça-feira. Logo no início da sessão, a presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (MDB), se posicionou contra a mudança de data dos feriados. “As decisões deste momento devem sim ser tomadas com rapidez, porém não no afogadilho ou no atropelo. Pergunto: as igrejas católicas que têm essa celebração de Corpus Christi com importância respeitosa foram consultadas sobre essa mudança? Houve diálogo com os padres de Valinhos? (…) E as indústrias vão trabalhar no feriado? Vão parar? Como fica a questão trabalhista? Os bancos? Foi consultado? Enfim, uma série de pontos que precisam ser debatidos”, afirmou.

A ideia da prefeitura era criar um feriado prolongado de sábado, 23, a quarta-feira, 27 de maio. O objetivo era ampliar o isolamento social no município e reduzir a curva de contágio do coronavírus, que está crescendo, pressionando o sistema de saúde.

Valinhos tem hoje 100 casos confirmados de covid-19. Só nas últimas 24 horas foram 16 novas notificações positivas. Outros 106 casos suspeitos esperam pelos resultados de exames. Há seis mortes confirmadas e outras duas suspeitas, à espera de resultado de exames.

Ao todo, 39 pessoas estão internadas no Hospital Galileo ou na Santa Casa, sendo que 20 delas seguem em UTIs, em estado grave.

Vinhedo

Durante transmissão ao vivo nesta terça-feira, 19, o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz (PSDB) disse não tem a intenção de alterar as datas de feriados municipais. Segundo prefeito não há tempo de fazer as mudanças em Vinhedo.

Vale ressaltar que a cidade não possui feriado da Consciência Negra (20 de novembro), caso a Prefeitura quiser antecipar terá de trocar o feriado de Sant’Ana, padroeira da cidade, que é comemorado em 26 de julho.

O objetivo de antecipar os feriados é o de aumentar o isolamento social e assim baixar a curva de contágio em todo o Estado de São Paulo.

O Governo do Estado estuda enviar projeto para antecipar os feriados em todo o estado. A cidade de São Paulo já aprovou e vai fazer a troca de datas dos feriados.

Propaganda do Google Artigo Baixo