Sanebavi se diz vítima de perfis falsos na internet. Será mesmo?

propaganda do Google Artigo Top

A Autarquia Sanebavi, órgão responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto do município de Vinhedo, anunciou na semana passada que havia identificado a atuação de duas páginas falsas na rede social Facebook e que elas utilizavam o nome do órgão para disseminar notícias falsas.

No entanto, a Sanebavi não se atentou que uma das páginas é uma criação automática gerada pelo próprio Facebook, a chamada ‘página não oficial’. Elas são criadas quando pessoas fazem ‘check-in’ em lugares que ainda não têm uma página, nesse caso, o Facebook cria uma ‘página não oficial’ para representar esse local.

Esse tipo de página qualquer empresa pode reivindicar a propriedade de maneira fácil e simples. Provavelmente o Facebook criou a ‘página não oficial’ antes da Sanebavi colocar a sua ‘fanpage’ na rede social.

Já a segunda página, divulgada pela autarquia e classificada como falsa, foi criada em 13 de setembro de 2013, ou seja, há sete anos. Nela existe apenas duas curtidas (termo utilizado para mostrar quantas pessoas seguem e obtém informações daquela página) e nenhuma publicação, nem falsa e nem verdadeira. Além disso a página não tem o logotipo da Sanebavi e nem informações de endereço, telefone ou site. Em síntese, ela não se apresenta como uma página dublê a fim de enganar os internautas. Além disso, uma página com apenas duas pessoas ‘curtindo’ é tecnicamente muito baixo o risco de espalhar falsas informações.

As páginas citadas acima “não fazem parte das mídias oficiais da autarquia e que todo conteúdo compartilhado por estes canais não é verdadeiro, muito pelo contrário, além de fazer um desserviço para a população, pois não mostra as obras realizadas, é criminoso e trabalha com o objetivo de destruir o que a Administração atual tem feito”, disse a Sanebavi em comunicado enviado a imprensa.

Vale ressaltar que os canais oficiais de comunicação de qualquer orgão público deve ser utilizado, principalmente, para atendimento e informações relevantes aos cidadãos e não somente para mostrar obras realizadas.

A reportagem do Jornal de Vinhedo questionou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Vinhedo para saber quais as falsas informações que foram divulgadas por essas páginas que querem “destruir o que a Administração atual tem feito”, até o momento não obtivemos respostas.

A Sanebavi informa que os canais de atendimento estão sempre abertos para qualquer dúvida dos usuários através dos telefones 3886-1064 para região da Capela, o 3826-8499, para moradores dos demais bairros da cidade e também o 0800 774 7123. Há ainda os e-mails [email protected] e [email protected] além do atendimento presencial das 10h às 16h na sede da Sanebavi localizada no bairro Vila Planalto.

Propaganda do Google Artigo Baixo